iluminação ideal
dicas de manutenção, dicas para casa, Elétrica

Iluminação ideal: dicas para sua casa

Um ambiente bem decorado e planejado só fica completo com a iluminação ideal. Ela é capaz de deixar o ambiente acolhedor e agradável se utilizada da forma correta.

O melhor é pensar em toda a parte de iluminação para a casa antes mesmo de construir ou reformar. Mas, nem sempre isto é possível e por isto algumas dicas podem ajudar.


ILUMINAÇÃO IDEAL PARA A CASA

1. Pense além da estética

A iluminação além de deixar o ambiente bonito precisa ser útil. Na sala, por exemplo, ela não pode ficar nos olhos das pessoas enquanto assistem televisão e na cozinha ela precisa ser focada e com maior intensidade.

2. Conforto e relaxamento

Em ambientes que necessitam de tranquilidade como o quarto ou a sala, a iluminação ideal é mais suave, optando por mais de um ponto de luz para poder escolher entre iluminar todo o ambiente ou apenas um ponto dele. Na sala, por exemplo, há momentos que pedem uma iluminação mais forte e intensa, por isto é aconselhável ter as 2 opções.

3. Luz intensa para o trabalho

Já locais que são de “trabalho” como escritório e cozinha, a iluminação precisa ser intensa, eficiente e de preferência com luz branca. Para cozinhar a luz precisa estar acima da bancada, evitando sombras. No escritório a ideia deve ser a mesma e, se possível, ter uma iluminação extra acima da mesa de trabalho.

iluminação ideal

4. Banheiro bem iluminado

Algumas pessoas gostam de utilizar luminárias e pendentes no banheiro criando uma iluminação decorativa. Mas, se esquecem que muitas vezes o banheiro é o local onde a mulher se maquia e arruma o cabelo e o homem faz a barba. Por isto, é importante ter neste ambiente uma iluminação eficiente e próxima da bancada da pia. A melhor opção é escolher luminárias com acrílico leitoso pois assim a luz ficará intensa mas sem formar sombras ou refletir no espelho.

5. Pense na quantidade

Que uma iluminação com teto rebaixado de gesso fica linda, isto ninguém duvida! Mas, cuide para não exagerar na quantidade de spots, luminárias e pendentes. Escolha alguns pontos do ambiente para serem destacados pela iluminação indireta e também opte por uma luz central. Lembre-se: quanto maior a quantidade de pontos de luz, maior sua conta de luz. Além disto, fique de olho no tipo de lâmpada, as opções em LED são um pouco mais caras mas possui melhor custo x benefício ao longo do tempo.

6. Analise suas paredes

Você acha que um ambiente esta muito escuro? Sabia que o problema pode ser a cor da sua parede e não a quantidade de lâmpadas? Paredes escuras absorvem mais luz, necessitando de uma iluminação mais intensa ou mais focos de luz. Se as paredes são de cor clara, o ambiente parece maior exigindo menos pontos de iluminação.

7. Cuide com lâmpadas quentes

Todas as lâmpadas emitem calor mas algumas esquentam muito mais do que as outras. Já pensou, por exemplo, colocar um abajur próximo do sofá com uma lâmpada que esquente muito? Irá incomodar quem sentar próximo à ela. Lâmpadas incandescentes são as que mais esquentam e as de LED menos, consequentemente sendo as mais econômicas.

LUZ DIRETA OU INDIRETA?

Além de se preocupar com os pontos de iluminação, é preciso pensar também se você quer uma iluminação direta ou indireta no ambiente.
A iluminação direta é mais dura, sem interrupção de lustre e é ideal para cozinha, escritório, banheiro ou ambientes que necessitam de concentração como um cantinho de leitura.

A iluminação indireta é muito utilizada em sancas de gesso, spots leitosos ou luminárias que espalham a luz pelo ambiente delicadamente, sem formar muita sombra. Ela é ideal para deixar o ambiente aconchegante com uma iluminação suave, perfeita para quartos e salas.

Como uma parte fundamental de uma reforma, a iluminação deve ser planejada e principalmente: instalada por um profissional. A parte elétrica exige cuidados e instalar pontos de luz extras que possam sobrecarregar a rede é muito perigoso, por isto é importante ter a planta do imóvel e deixar isto com quem entende.

Nós da JG podemos cuidar de toda a parte elétrica
de sua residência, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s