alvenaria, dicas de manutenção, dicas para casa, Hidráulica, mão na massa, Pintura

Umidade em casa: 6 formas de acabar com ela

Com a chegada do frio, alguns problemas podem surgir principalmente a terrível umidade em casa. É importante ter mais atenção neste momento para evitar que os problemas se agravem e também surja algum problema de saúde para os moradores.

No inverno as chuvas aumentam e, com isto, a chance de infiltrações, bolhas na pintura e mofo na parede também. Além disto, por causa do frio, geralmente deixamos a casa toda fechada para evitar correntes de ar, deixando o ambiente mais propício a problemas de mofo e também de saúde dos moradores.

6 FORMAS DE ACABAR COM A UMIDADE EM CASA

1. Deixe o ar circular

A primeira dica é principalmente em relação a saúde dos moradores: deixe o ar entrar! Mesmo que esteja frio, durante o dia deixe portas, janelas e vidros abertos para circular o ar dentro do ambiente. Esta medida evita a umidade e também o mofo, além de fazer a troca do ar caso tenha alguém doente na casa.

2. Verifique infiltrações

A infiltração pode ser um grande problema. O indicado é sempre fazer a impermeabilização da estrutura durante a sua construção, mas sabemos que muitas vezes isto não ocorre. Se o problema já existe, é possível solucioná-lo. É preciso buscar ajuda de um profissional para encontrar a raiz do problema e realizar o conserto.

3. Manchas de mofo

Manchas de mofo na parede podem ser causadas pela umidade das chuvas, mas também podem ocorrer devido a umidade que vem da base da estrutura predial quando esta obra não teve uma preparação adequada no início da construção da fundação do imóvel. Por isto, antes de construir algum imóvel é muito importante saber das condições do terreno, e utilizar produtos impermeabilizantes específicos para a função. Para acabar com as manchas temporariamente você pode utilizar água sanitária em paredes brancas, mas saiba que elas irão voltar com o tempo caso o problema não seja resolvido.

Um local muito comum de formar mofo é o teto do banheiro. Banhos com água muito quente em ambiente fechado, causam vapor excessivo formando as manchas de mofo. Este problema pode ser solucionado deixando a porta e janela aberta por mais tempo.

Abaixo você confere um trabalho realizado pela JG para a correção de uma infiltração que havia atrás do roupeiro. Corrigimos o problema, removemos a mancha, aplicamos massa e após isto finalizamos com a pintura, deixando a parede como nova:

umidade em casa

 

4. Utilize tintas anti mofo

Já há no mercado tintas próprias para evitar o mofo. Se você pretende pintar seu imóvel, esta é uma boa dica para evitar dores de cabeça futuras, mas lembre-se que elas funcionam caso ainda não tenha indícios de mofos ou umidade na casa.

5. Ar condicionado

Mesmo com seu uso mais frequente no verão, o ar condicionado pode ajudar a combater a umidade e também deixar o ambiente mais ventilado. Alguns modelos possuem a opção desumidificador de ar, controlando a umidade e assim diminuindo a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, se você ainda não possui o aparelho, esta é uma boa época para comprá-lo, já que os preços tendem a diminuir e a procura por instalação também.

6. Evite cortinas em excesso

Cortinas de tecido tendem a mofar com mais facilidade, além de acumular pó e abafar mais o ambiente diminuindo a entrada do ar. Indicamos deixar sempre as cortinas abertas para deixar o sol entrar, já que ele é um grande aliado no combate a umidade.

Agora que você já conhece estas formas de evitar a umidade em casa, cuide da saúde de sua família e previna sua casa deste problema. A prevenção é a forma mais barata e eficaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s