alvenaria, dicas de manutenção, dicas para empresas, dicas para prédios, Elétrica, Hidráulica

Quais os tipos de manutenção predial mais comuns?

A manutenção de imóveis é fundamental. Ela garante segurança, eficiência na sua operação e tranquilidade de vida para quem os usa. Esse conceito é definido como um conjunto de práticas que atua para garantir o funcionamento ideal de qualquer equipamento ou estrutura. Por isso, é importante estar bem atento a essa prática e conhecer os principais tipos de manutenção que existem.

Os tipos gerais de manutenção

Existem diversos tipos de manutenção, que podem variar muito de acordo com a sua especificidade. Portanto, o foco será apenas nos três principais.

Primeiramente existe a manutenção corretiva. Sua ideia principal é, como o nome indica, corrigir um problema quando ele surge. Esse tipo de manutenção, apesar de ser provavelmente o mais comum, deve ser evitado. Ele não possui vantagens e é quase uma obrigação, que deve ser feita para que o sistema volte a operar.

Por outro lado, as manutenções preventivas possuem diversas vantagens, já que elas atuam no sentido de prevenir que os problemas aconteçam, garantindo um funcionamento ideal e também muita economia. Esse modelo de prevenção é muito mais barato, e tem o melhor custo-benefício.

O modelo preventivo faz manutenções periódicas, de modo a verificar o funcionamento ideal de todos os componentes de um sistema. Assim, são evitados problemas. Essas atividades são planejadas considerando as máquinas e sistemas que mais têm uso, de modo a criar uma lista de prioridades.

Por fim, existe um modelo bem semelhante ao preventivo, que é extremamente moderno. A manutenção preditiva. Essa solução é nova, pois, ela faz uso da tecnologia para determinar as condições dos componentes de um sistema em um determinado momento. Assim, é mais fácil “prever” quando irá ocorrer algum problema.

O modelo preditivo é o que tem o maior potencial, já que permite a manutenção praticamente de maneira remota, já que o desempenho do sistema é medido por sensores. Por outro lado, o investimento é bem grande, já que todo o aparato necessário para fazer a medição não é simples.

quais-sao-os-tipos-de-manutencao-de-imoveis-que-existem-20181107154703.jpg

O que precisa receber manutenção?

Especificamente em prédios, condomínios e imóveis de uma maneira geral, existem alguns aspectos da estrutura que precisam ser conservados, além de sistemas e equipamentos que devem ter o seu funcionamento garantido.

Como descrito acima, a manutenção ocorre em um dos três momentos distintos, porém, existe um quarto tipo, que é feito no dia a dia, pelos profissionais que trabalham no imóvel. Eles podem observar o funcionamento do sistema ou do equipamento, e apontar qualquer irregularidade ou algo fora do normal.

Então, a manutenção normalmente é feita nos seguintes pontos:

  • Instalações hidráulicas: incluem a caixa d’água, a bomba e infiltrações nos apartamentos e outros aspectos do imóvel;
  • Instalações elétricas: é fundamental verificar o estado das conexões elétricas e de todos os seus componentes;
  • Elevadores e sala de máquinas: não somente é importante verificar o equipamento, mas todo o sistema que o cerca;
  • Instalações de gás;
  • Sistemas de segurança: câmeras, cancelas, a portaria e o interfone, todos esses sistemas precisam estar com funcionalidade máxima, a cada momento;
  • A cobertura: verificar o estado da cobertura para garantir que não irá haver vazamentos;
  • As áreas comuns: as áreas comuns devem ser verificadas para garantir a segurança de quem as usa.

A manutenção de imóveis é um processo fundamental para manter a sua segurança, estrutura e o funcionamento intactos. A JG Manutenção Predial oferece esse serviço, para garantir o estado ótimo de seu imóvel. Confira o site para conhecer mais sobre a nossa empresa e nosso serviço e, caso haja qualquer dúvida, é só entrar em contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s